Sobre
Marcos Bicalho dos Santos é engenheiro civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestre em ciências da engenharia de transportes pelo IME (Instituto Militar de Engenharia).
Iniciou sua vida profissional na Rede Ferroviária Federal (RFFSA), com atuação também na Companhia Brasileira de Trens urbanos (CBTU), onde exerceu diversas funções de gerência e direção nas áreas de operação, manutenção e planejamento, ao longo de 25 anos de dedicação às ferrovias.
Atuou durante dois anos como gerente de operação e manutenção da Viação Novo Cruzeiro, em Governador Valadares (MG).
Desde 1993, atua na Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), exercendo atualmente o cargo de diretor de Gestão.
É membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e do Instituto MDT. Participa também como Membro do Conselho Nacional das Cidades e do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
Iniciativas
Semana Nacional de Trânsito e Semana da Mobilidade
O objetivo dessas comemorações é o de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os enormes problemas que o uso excessivo de automóveis e motocicletas pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Seminário Gestão de Dados
Ciclo de Capacitação para Descarbonização das Frotas de Ônibus das Cidades Brasileiras
Série de eventos de capacitação sobre descarbonização das frotas de ônibus das cidades brasileiras, voltados municípios e estados que pretendem realizar a aquisição de ônibus elétricos idealizados pelo Ministério das Cidades e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil).
CT Mobilidade Urbana
Comitê Técnico de Mobilidade Urbana do Conselho das Cidades
Coordenação Executiva da 6ª CNC
O Ministério das Cidades e o Conselho das Cidades têm o papel de aprovar o calendário e convocar a 6ª Conferência Nacional das Cidades.
Conselho das Cidades
O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.